terça-feira, 1 de outubro de 2019

Dia Internacional da Pessoa Idosa


 Dia Internacional da Pessoa Idosa 


No dia internacional do idoso eu venho questionar, estamos cuidando adequadamente dos nossos idosos? Eles têm tido suas necessidades atendidas?

Infelizmente nem todos eles. Tenho convivido com realidades bem distintas de pessoas idosas. São as várias faces da velhice, desde idoso com total autonomia e independência ou com a perda de um deles ou ambos, aquele com forte vínculo familiar, com vínculo razoável, fragilizado ou rompido, idosos amados e cuidados e aqueles negligenciados, que sofrem maus tratos.

As realidades são diversas e precisamos trabalhar e conscientizar a sociedade para que todos tenham qualidade de vida, acesso a saúde física e mental, acesso aos serviços especializados. Os 60+ precisam de oportunidades de viver bem, fazer aquilo que gostariam de fazer e não teve oportunidade antes por diversos motivos, mas a maioria das vezes deixa de realizar aquele sonho para cuidar e dar oportunidades para a família.

Agora na maturidade é hora de cuidar de si, de viver aquilo que sempre quis viver. Não deixe de ter planos, projetos, sonhos, objetivos. Eu escuto “ah eu to velho, pra querer ter sonho.” E eu digo pra realizá-los, pra ser feliz, pra se realizar. Não é porque chegou aos 60+ que não pode ter sonho, aliás, deve ter sonhos e realizá-los sempre, os sonhos nos movem, nos tiram da inércia. Mesmo maduro você tem potencialidades que devem ser desenvolvidas e não guardadas por não acreditar que você tem esse direito ou por acreditar que os outros vão criticar. Deixe que os outros falem e vai ser feliz, acredite em você, pois você pode tudo o que quiser, só basta acreditar e se movimentar para conquistar.


Pessoas idosas com menos autonomia e independência também têm o direito de ter seus desejos atendidos, precisam ser respeitadas e ter a atenção necessária, porém, esses desejos para serem respeitados devem levar em consideração seu grau de autonomia e independência e no caso de não ser possível realizar, lhe mostrar o porquê não é possível fazer. Assim, evita prejuízo físico e emocional ao idoso. Às vezes o familiar tenta realizar uma determinada vontade, sem pensar nos riscos que isso pode trazer. Agora, se o desejo não levar a nenhum prejuízo, pelo contrario, levar grande satisfação, então o realize.

A população mundial está aumentando, logo o Brasil será o sexto país no mundo com maior população idosa, por isso há muito que se mudar para melhor a qualidade de vida dessa população, que é excluída e vista com preconceito, “velho não serve pra mais nada”. E o pior que tem muitos idosos que se vêem dessa maneira, “não sirvo pra mais nada”. Imagina o sofrimento dessa pessoa, que trabalhou a vida inteira, cuidou da família e agora não se vê digna de mais nada. É uma visão enraizada em nossa sociedade que precisa ser alterada, a pessoa idosa precisa ser vista como uma pessoa de direito que merece viver bem e ser feliz.

Neste 01 de outubro e em todos os outros dias do ano vamos enxergar o idoso com um olhar diferenciado, um olhar de amor e afeto, pois só com amor e afeto poderemos mudar o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário.