sábado, 24 de agosto de 2019

O Abraço

              O Abraço


Quem nunca experimentou um abraço verdadeiro, gostoso e consolador ou até mesmo um abraço de bom dia ou boa viagem? Todos já experimentamos um abraço gostoso e nos sentimos bem. É culpa da oxitocina, um hormônio que leva o bem estar físico e emocional.

Segundo o site A Mente é Maravilhosa, estudos realizados descobriram que um abraço de cinco segundos estimula a oxitocina e abraços de 20 segundos equivale a um mês de terapia. 

O ser humano precisa do toque, do contato com o outro e alguns idosos não tem ou tem muito pouco esse contato e sentem-se só, principalmente aqueles institucionalizados que são carentes de afeto e de abraços. 



Trago as atividades relacionadas com o abraço realizadas essa semana com os idosos atendido no equipamento que atuo. Primeiro visitamos uma escola e os idosos foram recebidos com muitos abraços pelos alunos, toda a classe fez questão de abraçá-los, foi um momento único. Os idosos sairam felizes, na verdade encantados, com as energias renovadas após receberem tanto carinho.

Em outro momento em roda de conversa, dialogamos sobre os significados do abraço: afeto, carinho, felicidade, amizade,confiança, consolo, fraternidade e troca de energia. 

Nem todos os idosos particpantes dessa atividade são amigos ou tem uma relação próxima e alguns expressaram a dificuldade de abraçar alguém que não tem muita intimidade ou que não se identifica muito. Ao som da música do Jota Quest, Dentro de um Abraço, solicitei que andassem pela sala e se abraçasssem ou dessem um aperto de mão naquele colega que se sentisse a vontade. Num primeiro momento, eles abraçaram apenas aqueles que tinham maior afinidade, em poucos minutos todos já haviam se abraçado e estavam com um grande sorriso no rosto. Finalizamos com um grande abraço coletivo, alguns pulando, outros dançando, mas todos sorrindo. 

Esse  espaço para dar e receber um abraço foi visto por eles como postivo, pois sentiram-se bem e abriu espaço para interagir junto aquele que tinha pouco contato.

O site A Mente é Maravilhosa traz alguns benefícios de um abraço: 


  • Diminui o estresse;
  • Sentimento de segurança e proteção;
  • Melhora a autoestima;
  • Transmite energia e coragem;
  • Melhora os relacionamentos interpessoais;
  • Proporciona um sentimento de tranquilidade.

E para um idoso carente de afeto um abraço é muito valioso, pois melhora sua saúde física e mental, sentir-se querido e valorizado muitas vezes é o que ele precisa.

Portanto, vamos distribuir abraços a quem precisa, distribua um pouco de conforto, estimule a oxitocina, pois o abraço não faz bem apenas para o outro que recebe, faz bem também para quem dá, é uma troca de afeto, troca de energia.



REFERENCIA:
https://amenteemaravilhosa.com.br/oxitocina-hormonio-abracos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário.