domingo, 4 de agosto de 2019

Nunca é tarde, Sempre dá tempo

Nunca é tarde. Sempre dá tempo


Nunca é tarde. Sempre dá tempo" essa frase é do sr. Elpídio Neto de Oliveira, de 70 anos, que cursa o quinto semestre de Letras na Universidade Estadual de Mato Grosso, em Alto Araguaia, MT. Assim como ele, o sr. Carlos Augusto Manço, de 90 anos, iniciou o curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto, SP. E a sra. Dulce Araújo, de 67 anos, concluiu o curso de Pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



E o que esses três idosos têm em comum? A realização de um sonho de juventude. Eles acreditaram que era possível e que eram capazes de realizar seu sonho e voltaram a estudar e puderam concretizar. Mesmo com as dificuldades impostas, eles não esmoreceram e foram a luta, venceram preconceitos e hoje vivenciam aquilo que sempre sonharam.

Infelizmente muitos idosos e até mesmo seus familiares e amigos acreditam que por ser velhos não tem mais tempo pra nada. Essa é uma percepção errônea e que traz muita tristeza e as vezes até angustia para o sujeito, pois essa é uma visão negativa sobre o envelhecimento que só leva a diminuição da autoestima e consequentemente ao adoecimento. O que precisa ser enfatizado são as potencialidades da pessoa idosa e o lado positivo do processo de envelhecimento, como por exemplo o amadurecimento emocional e a experiência de vida que lhe proporciona um olhar diferenciado para resolver problemas do dia a dia. Deve-se tirar proveito da aposentadoria, usar o tempo para curtir a vida e fazer aquilo que sempre quis e não teve tempo, porque precisava trabalhar e cuidar da família.


A pessoa idosa deve ser estimulada a explorar as mudanças que vivencia e assim poder enxergar oportunidades de desenvolvimento e realização, pois muitos têm sonhos que nunca puderam se concretizar por diversos motivos e nesta fase de desenvolvimento deve lutar por aquilo que acredita, assim como em qualquer outra fase da vida.


Curta cada momento como único, porque ele é único, e ele é o seu momento. Se você quer estudar, então vá estudar, se você quer trabalhar, fazer trabalho voluntário, viajar, dançar, pular de paraquedas, então faça, viva e seja feliz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário.