domingo, 10 de março de 2019

Você é hoje o que escolheu ser


Envelhecimento Ativo, Você é hoje o que escolheu ser


Fonte imagem: https://www.unave.pt/?formacao=politicas-publicas-promotoras-envelhecimento-ativo


              Para o filosofo existencialista Jean Paul Sartre o homem é livre e tem o poder de escolha para viver e como viver. Sua escolha é sempre intencional e o sujeito precisa construir, fundamentar seus valores para nortear suas escolhas e se responsabilizar pelas consequências de cada uma delas. Essa liberdade de escolha gera angustia, pois o sujeito sabe que é responsável por si e pela escolha que faz, assim como pela consequência dessa escolha.

        Eu te pergunto como tem sido norteada suas escolhas em relação ao seu envelhecimento? Quais as escolhas você tem feito para ter uma melhor qualidade de vida na velhice?

          O vídeo “Envelhecimento Ativo” - https://www.youtube.com/watch?v=TP_AogiaOgw -  mostra como os idosos do Espaço Convivência 3@Idade, no Parque da Água Branca tem vivenciado prazerosamente a maturidade.

                Estes idosos escolheram viver bem e prazerosamente a velhice, eles escolheram se amar acima de tudo e viver ativamente.

              Mas o que é envelhecimento ativo? Para o Ministério da Saúde “Envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas.”

            Na maturidade o corpo fica mais suscetível a doenças crônicas e não transmissíveis como problemas cardiovasculares, pressão alta, diabetes, derrame, câncer, doença pulmonar obstrutiva crônica, artrite, osteoporose, depressão e demências e estes problemas podem levar a incapacidade, morbidade e mortalidade. No entanto, quando prevenidas ou controladas os mais velhos podem ter uma qualidade de vida melhor. Para tanto é preciso deixar de fumar, fazer exercícios físicos regulamente e ter uma dieta saudável.

                Aí entra o poder de escolha de cada um de nós, como queremos viver? Claro que todos querem viver bem e com saúde, mas quais as escolhas você está fazendo hoje que possibilitará uma velhice saudável amanhã? Você será amanhã o que escolheu fazer hoje. Já parou pensar que nossas escolhas de hoje refletirão no que seremos e como viveremos o amanhã?

                Cada escolha que fazemos tem uma consequência e precisaremos conviver com ela, por isso é preciso fundamentar nossas escolhas em valores positivos, valores de amor a si e ao próximo.

            Viver bem, ter uma alimentação saudável, fazer amigos e conviver com esses amigos e familiares, conhecer coisas e lugares novos, realizar sonhos, estar fisicamente e emocionalmente ativo, são escolhas que lhe proporcionarão uma melhor qualidade de vida e você será feliz consigo mesmo e consequentemente com o mundo a sua volta.

                  Escolha ser feliz e viver um mundo de plenitude e amor a  sua volta.


REFERÊNCIAS:

A concepção da liberdade em Sartrer. Silva, Aline Maria Vilas Bôas. Vol. 6, nº 1, 2013. www.marilia.unesp.br/filogenese. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/FILOGENESE/alinesilva.pdf

Envelhecimento ativo: uma política de saúde / World Health Organization; tradução Suzana Gontijo. – Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/envelhecimento_ativo.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário.